-
Arquitetos: ŠA atelier
- Área: 23 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Vaidotas Darulis, Gabrielė Šarkauskienė
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa era criar um abrigo móvel, que seria construído em uma oficina e transportado até o destino. O edifício deveria possibilitar a repetição e a adaptação em diferentes contextos. A busca por uma solução diferenciada, nos levou ao desenho de um sistema modular. O sistema definiu uma estrutura com um conjunto de elementos individuais constituídos por pilares, pisos, paredes, cobertura, etc. Desta forma, o volume poderia ser transportado com seus elementos já montados ou de forma individual, de acordo com cada situação. O sistema modular permitiu a construção de diferentes tamanhos e configurações do edifício. Na concepção do projeto, não se sabia onde o edifício seria instalado.
O único contexto conhecido eram os elementos climáticos, como sol, vento e água. Como resultado, a cobertura parece estar flutuando, além de proteger a estrutura do calor do sol e seu formato facilitar a coleta de água da chuva, ao despejar a água de um plano para outro. O abrigo se adapta ao terreno natural, visto que o módulo é apoiado por pilares esbeltos de alturas variáveis.
O metal utilizado na construção e na fachada é incolor, configurando um padrão único durante seu processo de fabricação. Dessa forma, todas as cabines modulares têm gráficos de fachada ligeiramente diferentes. Dentro da estrutura metálica, o volume possui um acabamento em compensado de madeira natural. A primeira cabine foi instalada na ilha do lago “Apple Island” na Lituânia, em um contexto natural excepcional, terreno característico e árvores nativas.
Esta situação revelou as vantagens da arquitetura: o local não exigiu obras locais e o volume visualmente leve do edifício fundiu-se harmoniosamente na paisagem natural. Todos os componentes internos foram projetados individualmente para a cabine. Os 23m² abrigam um programa de dois quartos duplos, uma sala de estar, uma cozinha e um banheiro, que são configurados através de um mobiliário mutável. A porta de vidro camarão possibilita a abertura de toda a largura do volume, expandindo o interior para um terraço externo com vista para o lago.